terça-feira, 18 de agosto de 2009

53ª sessão: Esclarecimentos sobre a ciclofaixa do Centro

Explicações a respeito da implantação de ciclovias em Blumenau pautaram o pronunciamento do vereador Fábio Fiedler (DEM) nesta terça-feira (18). Diante das especulações sobre a nova ciclofaixa na rua Paulo Zimmermann, no Centro, o vereador esclareceu que é a primeira faixa que segue o padrão internacional, por isso recebeu a cor vermelha. "A cor é justamente para dar destaque aos ciclistas e redobrar a atenção dos motoristas". Sobre as críticas de que a via é estreita, Fiedler explicou que, como as bicicletas devem seguir o fluxo da via, e a rua é de mão única, não deve ocorrer encontro entre ciclistas.

POR UM DIA
Ao manifestar apoio à proposta do vereador de Rio do Sul, Dionísio Maçaneiro, que pretende regulamentar a lei que possibilita a inclusão dos jovens aos 14 anos no mercado de trabalho, Fiedler divulgou o concurso cultural "Prefeito por um dia". O programa incentiva jovens da 8ª série do ensino fundamental a realizarem uma redação em torno de um tema, que neste ano, é a reconstrução do município. O prêmio é passar um dia com o prefeito, conhecendo o trabalho do chefe do Executivo.

ESGOTO
Na ausência do vereador Marcelo Schrubbe, líder de governo, Fiedler respondeu a alguns questionamentos. Sobre a concessão do tratamento do esgoto, explicou que está em processo de licitação, sem nenhum tipo de ingerência, para que uma empresa privada possa fazer investimentos no esgoto, a fim de garantir mais qualidade na saúde pública.PASSARELA
A respeito da passarela da rua Soldado Moacir Pinheiro, o democrata esclareceu que a obra será feita com recursos municipais e custará apenas R$ 50 mil. Sobre a retirada das máquinas, explicou que agora estão passando para o segundo estágio da obra e que as cabeceiras precisam secar para a construção da passarela. A conclusão da obra está prevista para terminar em setembro.

SETERB
Em resposta às críticas sobre a aplicação do dinheiro resultante de multas pelo Seterb, Fiedler relembrou que a autarquia manda o balanço dos investimentos, mensalmente, à Câmara de Vereadores. Também justificou que mais 30 agentes estão sendo contratados, o que vai permitir a atuação no período noturno. Sobre o dinheiro pago à Orcali, o vereador sustentou que a empresa presta serviços à Prefeitura há muito tempo, por ter vencido uma licitação, e relembrou que a limpeza de roupas não é o único serviço prestado ao Seterb, pois também são destinados funcionários à limpeza dos terminais urbanos.

RECURSOS
Para finalizar, o vereador mencionou uma matéria publicada na revista Empresário, enaltecendo a prestação de contas feita pela Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos recursos investidos na reconstrução. "O trabalho continua. Estamos fazendo de forma individual, mas se trata de um ato da Câmara Municipal", afirmou.
.

Um comentário:

  1. Toda ciclofaixa é bem-vinda. Melhor se fosse ciclovia com proteção, mas infelizmente isso é raridade em Blumenau.
    Mas do jeito que esta faixa foi feita ali, ainda não vejo segurança nenhuma. Naquela região, só ando de bicicleta se for por cima da calçada. Eu é que não me arrisco naquele lugarzinho perigoso ali.

    ResponderExcluir