terça-feira, 6 de dezembro de 2011

84ª sessão: Fábio Fiedler comemora avanços na saúde

Em seu pronunciamento, nesta terça-feira (6), o vereador Fábio Fiedler (PSD) comemorou uma nova conquista na área da saúde em Blumenau. Após aprovada a Lei nº 7.657, que normatiza a ação dos agentes de saúde dentro dos ancionatos no município, encontrava-se dificuldades em comprar os remédios receitados pelos médicos. Agora, os médicos que atendem estes locais serão cadastrados para que as receitas emitidas sejam válidas no Sistema Único de Saúde no município.

Lei nº 7.657 - Determina que pessoas com mais de 60 anos de idade, internadas em asilos e casas de repouso, públicos ou privados, também serão atendidas pelo Programa de Saúde do município.


SAÚDE PARA OS IDOSOS
“Nós temos, em Blumenau, obrigação de ter médico em cada Casa Asilar, para acompanhar os idosos. Havia dificuldade, por se tratar de um médico particular, quando ele dava uma receita em conseguir o remédio, pois muitas vezes o idoso tem a sua aposentadoria ou ajuda da família para pagar a estadia na Casa Asilar e isso o impedia de comprar seu remédio”, afirmou.

SECRETARIA DE SAÚDE
Fiedler também aproveitou a oportunidade para agradecer ao secretário de saúde, Marcelo Lanzarin, que de acordo com ele, se colocou a disposição desde o início do projeto.

REUNIÃO COM CASAS ASILARES
Em seguida, Fiedler contou que na manhã desta segunda-feira (05), foi realizada uma reunião com os proprietários das 14 casas asilares da cidade para estabelecer as regras que serão estabelecidas. O parlamentar apontou que, durante o encontro, pode-se concluir que a família deve ser co-responsável na busca dos remédios aos idosos. “Todos que estiverem lá se colocaram a disposição no sentido de mobilizar as famílias para que sejam responsáveis também. E o secretário de saúde disse que no caso de não assistência da família fará denuncia formal no Ministério Público”, afirmou Fiedler.

SATISFAÇÃO
O vereador Fábio também destacou que os coordenadores de ancionatos ficaram satisfeitos por não terem que enfrentar a burocracia do setor público para conseguir os remédios e disse que o próximo passo é convocar as famílias para que auxiliem os parentes internados. “Este foi um passo importante na qualidade de vida das pessoas que, muitas vezes, estão até esquecidas nos locais de permanência ampliada do idoso”, falou. Ele ainda salientou que os medicamentos poderão ser retirados nas unidades de saúde mais próximas dos respectivos ancionatos, não somente na Policlínica ou Centro de Saúde.

SHOPPING PARK EUROPEU
Por fim, Fábio cumprimentou o superintendente do Shopping Park Europeu, presente na sessão ordinária. O empreendimento inaugura nesta quinta-feira, dia 08. “Este empreendimento engrandece ainda mais a área comercial de nossa cidade”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário