quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ponte do Badenfurt: Inauguração ficará para 2013


A entrega do Complexo da Ponte do Badenfurt foi prorrogada para abril de 2013. A decisão foi tomada ontem de manhã numa reunião entre os engenheiros responsáveis e o secretário de Obras de Blumenau, Alexandre Brollo. O motivo do atraso no cronograma tem influência direta das chuvas de julho e agosto e a enchente de setembro. A data inicial de entrega estava prevista para dezembro de 2012.

– A correnteza do rio e as constantes chuvas atrapalharam muito o andamento das obras. Por este motivo, pedimos a revisão – alega o engenheiro responsável, Eduardo Schlindwein.

Brollo explica que apesar da troca de data, a prefeitura não descarta mais revisões no cronograma por causa do clima:

– Dependemos diretamente das condições do tempo. O prazo foi estendido para que nenhum imprevisto aconteça até lá, do contrário, uma nova data precisará ser estabelecida.

A obra segue com frentes de trabalho dentro e fora do Rio Itajaí-Açu. Um dos últimos três tubulões – pilar que fica dentro da água –, dos 39 necessários, foi concretado ontem. A previsão é de que em janeiro os outros dois tubulões estejam prontos. As estruturas estão sendo construídas dentro do Rio Itajaí-Açu, a 10 metros de profundidade.

Fora do rio, os trabalhos estão concentrados na terraplanagem dos terrenos na margem esquerda e na preparação para a construção do muro de gabião, que fará o suporte para a pista. Além disso, equipes trabalham na construção da estaca-raiz para a construção da ponte sobre o Rio do Testo, nas vigas travessas da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu e em um muro que terá 200 metros de comprimento e nove de altura, próximo ao Rio do Testo.

PONTE DO BADENFURT

As obras da Ponte do Badenfurt, que terá 362 metros de comprimento e 23,10 metros de largura, começaram em março. O Complexo do Badenfurt será a ligação entre a Rua Bahia e a BR-470, com duas pontes cruzando o Rio Itajaí-Açu e o Ribeirão do Testo. A estrutura compõe o Anel Viário Periférico da Região Oeste do município e terá a finalidade de retirar parte do fluxo de veículos da área central e redistribuí-lo às regiões periféricas. A intenção é atenuar o tráfego da BR-470, entre o trevo do antigo Celeiro do Vale e o acesso a Pomerode. Também deve facilitar o acesso a Blumenau e reduzir as distâncias entre as regiões Norte e Sul.

Fonte: Jornal de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário