segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Hospital Universitário abre as portas nesta segunda-feira


Agenda do primeiro dia tem 53 procedimentos marcados 

O Hospital Regional Universitário da Furb começa a atender à população nesta segunda-feira (16) com agenda lotada. A Secretaria de Saúde encaminhou 45 pacientes da rede pública para consultas regulares e mais oito cirurgias, neste primeiro dia de atendimento. A estrutura tem um Centro de Diagnósticos, para exames laboratoriais, e um Hospital Dia, para cirurgias de pequeno e médio porte. Todos os atendimentos são exclusivos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora do hospital, Katrin Aline Osti, garante que a estrutura abre com capacidade para atender a 150 pacientes por semana. Como a estrutura é nova para a equipe, é preciso adaptar os horários e verificar se é possível ampliar o atendimento. Mas a tendência é aumentar o número de consultas e exames.

A previsão da direção do hospital é de que até o início do segundo semestre uma unidade de pronto atendimento para urgência e emergência será instalada no local. Segunda o reitor da Furb, João Natel, será implantado um centro para traumas e reabilitação, com pronto-socorro e UTI para crianças e adultos. Serão entre 100 e 150 leitos para a emergência.

O HOSPITAL 
O paciente é encaminhado ao hospital pela Secretaria de Saúde do município. A demanda cirúrgica é feita pelo médico do posto de saúde ou ambulatório-geral onde o paciente buscou atendimento pela primeira vez. O atendimento é oferecido exclusivamente para pacientes do SUS.

SERVIÇOS
Cirurgias: vasectomia, amígdalas, remoção de placas e parafusos ortopédicos, hérnias inguinais, hemorroidas, fimose, biópsia, remoção de lesões de pele, adenoide, vesículas, fístulas e tireoide
Centro de Diagnósticos: exames de sangue, urina e secreções, Raio-X, eletroencefalograma (diagnósticos de epilepsia), eletroneuromiografia (avaliação de nervos e músculos) e ultrassom (equipamento ainda será adquirido até o segundo semestre) 

LOCALIZAÇÃO
Rua Samuel Morse, Bairro Fortaleza Alta. Telefone: 3334-6431

CAPACIDADE INICIAL
- 1,1 mil exames mensais pelo laboratório de análises clínicas
- 250 exames de Raio-X por mês
- 150 consultaspor semana
- 40 exames neurológicos semanais

Nenhum comentário:

Postar um comentário