sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Integração no transporte coletivo é adiada para fevereiro


A integração dos ônibus intermunicipais com o transporte coletivo de Blumenau foi novamente prorrogada. O sistema, previsto para entrar em operação dia 15, passou para 1º de fevereiro. A previsão inicial indicava o dia 10 de abril de 2011 como data para a instalação do sistema.

Segundo o Seterb, o pedido de alteração foi feito pelo Departamento de Transportes e Terminais (Deter), que recebeu na terça-feira a minuta do contrato de integração da comissão formada por quatro empresas intermunicipais e o consórcio Siga. Para ser efetivado, é preciso a homologação por parte do Deter.

O presidente do Seterb, Rudolf Clebsch, alega que a falta de infraestrutura foi o principal motivo das prorrogações: "Precisávamos dos corredores da área central prontos para implantar o sistema. Como só falta a conclusão da segunda parte da Rua São Paulo, já é possível integrar".

Primeiras linhas a integrar serão Belchior, Luís Alves e Baú. A partir do dia 1º de fevereiro, os ônibus das cidades vizinhas que circulam no Centro vão deixar os passageiros nos terminais urbanos. Assim, eles poderão usar as linhas urbanas para se deslocar pela cidade. A integração não vai afetar o preço das passagens.

Com a integração, será possível retirar cerca de 300 horários de circulação do Centro, contribuindo para o trânsito e qualidade do ar.

A INTEGRAÇÃO 
Embarque e desembarque
- Gaspar Alto/Garcia (Santa Teresinha): Terminal do Garcia
- Pomerode/Blumenau (Volkmann): Terminal do Aterro
- Ilhota e Gaspar (Verde Vale): Terminal da Fonte
- Alto Baú e Braço do Baú/Blumenau: Terminal da Fortaleza
- Linha Luís Alves/ Blumenau (Rainha): Terminal da Fortaleza
- Linha Indaial/Blumenau (Rainha): Terminal da Proeb
- Linha Belchior/ Blumenau (Rainha): Terminal da Fortaleza

COMO FUNCIONARÁ
O usuário embarca na cidade de origem e paga valor integral. Em Blumenau, desembarca em um dos terminais e pode embarcar em uma linha urbana sem pagar a passagem. Para voltar, o embarque deverá ocorrer no mesmo terminal da linha. O valor a ser pago será de R$ 2,57 e será cobrada a diferença de valor, se houver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário