terça-feira, 6 de março de 2012

9ª sessão: Vereador defende projeto ‘Blumenau 2050’

Em seu pronunciamento, na sessão ordinária desta terça-feira (6), o vereador Fábio Fiedler (PSD) falou sobre o projeto Blumenau 2050.

BLUMENAU 2050
Em defesa do projeto, Fiedler citou como exemplo a eficiência dos corredores de ônibus, que ainda não estão totalmente concluídos. “Este projeto foi ousado e demonstrou efeitos positivos na cidade. Foram mais de 13 minutos de ganho de tempo no trecho entre o Terminal da Fonte e o corredor da Beira Rio; mais de 20 minutos entre a Avenida Beira Rio e a ponte Irineu Bornhausen; mais de seis minutos entre a ponte e o Terminal do Aterro. Num total de 40 minutos de ganho de tempo nesta viagem”, declarou.

PROPOSTAS DO PROJETO
Fiedler também refletiu que quando o projeto 2050 iniciou, a cidade não havia passado pela tragédia de 2008. E segundo ele, na primeira edição do livro Blumenau 2050, as propostas definidas para o eixo que compreendia a questão do transporte coletivo e deslocamento em Blumenau continham medidas de curto, médio e longo prazo.

CURTO PRAZO
Fiedler destacou os itens das propostas de curto prazo, feitas em 2008. Eram elas: elaborar um projeto de vias exclusivas ou compartilhadas para o transporte coletivo, restringir o estacionamento em vias onde circula o transporte coletivo em função da sua eficiência; realizar a integração dos ônibus urbanos da região metropolitana com os terminais do município; regulamentar os trajetos de paradas de ônibus intermunicipais na área urbana; desenvolver a normatização e estudos técnicos de viabilidade para implantação da rede de transporte coletivo e aprovação dos conselhos municipais. “Isto estava desenhado em 2008, como proposta de curto prazo, e começou a entrar em operação ao longo de 2011. Isto é planejar um futuro para cidade baseado em estatística. Nós estamos dando o exemplo para todo Brasil em uma ação que é politicamente difícil de ser implantada”, ressaltou o parlamentar. Por fim, o vereador assegurou que o projeto Blumenau 2050 possui um fundo técnico de trabalho e resgate do que é importante.

CUMPRIMENTOS
Em outro momento, Fábio também parabenizou a vereadora Maria Bernadete Lombardi Pereira, que tomou posse hoje. “Deixo meu gabinete à disposição”. Também cumprimentou o vereador Vanderlei Paulo de Oliveira e a deputada Ana Paula Lima pela “disputa civilizada”, da pré-candidatura à prefeitura municipal. “Tenho certeza que isto é salutar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário